ACAP CO2

O cliente

Associação Automóvel de Portugal (ACAP) com o Apoio do Instituto da Mobilidade e dos transportes Terrestres (IMTT) e ADENE – Agência para a Energia

O desafio

O Regulamento (CE) n.º 443/2009 do Parlamento Europeu e do Conselho define as normas de desempenho em matéria de emissões dos automóveis novos de passageiros como parte da abordagem integrada da Comunidade para reduzir as emissões de CO2 dos veículos ligeiros. Seria necessário o desenvolvimento de uma Base de Dados que permitisse que as marcas possam registar os seus veículos e respectivos níveis de CO2 para a emissão de um Guia de Economia de combustível.

A solução

A Moonlight concebeu, desenvolveu e implementou, para o seu parceiro ACAP uma aplicação, na Internet, onde todos os dados sobre os consumos de CO2 de novos veículos automóveis em Portugal são inseridos para posterior consulta pública dos consumidores e concessionários.

O Guia de Economia de Combustível faz parte de um sistema de
informação aos consumidores, particularmente aos compradores de novos veículos automóveis ligeiros de passageiros, permitindo-lhes uma escolha informada e esclarecida sobre o consumo de combustível e as emissões de CO2.

A aplicação fornece também etiquetas definidas pelo o Decreto-Lei n.º 304/2001, de 26 de Novembro, que estabelece, que todos os pontos de venda de automóveis ligeiros de passageiros novos devem colocar, de modo visível, junto a ou em cada automóvel exposto um rótulo ou letreiro informativo relativo à economia de combustível e às emissões de CO2 desse veículo.


Testemunhos | Moonlight